LIGA ACADÊMICA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – LADH da Universidade Federal do São Francisco
Fundada em 14/08/2017, a LIGA ACADÊMICA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – LADH é uma sociedade civil de direito privado de duração ilimitada, não religiosa, apolítica, sem fins lucrativos com autonomia administrativa e financeira e criada a partir da iniciativa de acadêmicos do Curso de Psicologia da Univasf, sob a orientação dos professores Dra. Lucivanda Cavalcante Borges, Dr. Marcelo Silva de Souza Ribeiro, e a coordenação da docente Dra. Marcela Fulanete Corrêa.
Sendo composta por alunos da graduação de Psicologia com abrangência interdisciplinar e colaborativa de profissionais da região visa proporcionar um maior envolvimento entre academia e comunidade, estimulando e promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão nos serviços de atenção à criança, adolescente, adulto e idoso.
Geralmente as Ligas Acadêmicas são baseadas em problemas da comunidade na qual estão inseridas, identificando-os e pesquisando-os, com o objetivo de ajudar a propor soluções. Dessa forma, a formação de uma Liga Acadêmica baseada em um tema cercado de relevância social, como o Desenvolvimento Humano, termina por possibilitar inúmeras abordagens e oferece um horizonte amplo de trabalho.
Justificativa:
LADH surge objetivando uma união da prática acadêmica com a inserção na sociedade, visando auxiliar nos processos de desenvolvimento através de ações que suscitem melhoria na atuação e percepção do psicólogo em sociedade, ampliando a visão dos ligantes acerca das necessidades presentes na sociedade e retornar à esta o conhecimento teórico-prático adquirido na academia através de aplicações e ações interativas.

Objetivos:
-
Construir vínculos e parcerias com instituições, como creches, associações, hospitais e clínicas, visando colaborar no que tange à atenção ao desenvolvimento humano na infância, adolescência e terceira idade;
-
Desenvolver ações informativas e formativas através de palestras, minicursos, simpósios, práticas educativas, congresso devolvendo à comunidade conhecimento adquirido na universidade;
-
Trabalhar o desenvolvimento baseando-se nas teorias existentes através de intervenções sociais sobre medidas de prevenção.
-
Proporcionar aos ligantes o acesso à informação adequada sobre o desenvolvimento humano; assim como proporcionar troca de conhecimento entre os diferentes cursos frente a um propósito comunitário.